domingo, 2 de dezembro de 2012

Resenha; A Origem dos Guardiões

Papai Noel, Fada dos Dentes, Coelho da Pascoa, Sandman (ou João Pestana para nós, brasileiros) e Jack Frost (que não existe na nossa cultura, porque aqui não tem neve -_-'). Certamente você já ouviu falar e, possivelmente, acreditava nesse camaradas aí de cima quando era criança. Eles povoam o imaginário infantil e no universo criado pelo escritor William Joyce em sua franquia de livros Guardians of Childhood roubam a cena com uma roupagem atual e extremamente interessante.


O filme gira em torno dos Guardiões, um grupo responsável por proteger a inocência das crianças do mundo todo. Logo no início do filme nos deparamos com um novo Guardião sendo escolhido pelo Homem-da-Lua. Jack Frost é escolhido, mas tem um certo problema de adaptabilidade já que está acostumado a trabalhar sozinho e é confuso em relação à sua própria origem. Os Guardiões são levados a se reunir novamente para, junto de seu novo membro, enfrentar o retorno do lado sombrio dos seres míticos, o Bicho-Papão.

Sim, eles estão muito mais maneiros =B

Sem meias palavras, o filme é muito bom! A animação é soberba, os personagens são fodas e carismáticos pra caralho, a trama é muito bem amarrada e prende a atenção (seja você adulto ou criança) do inicio ao fim. Existem momentos hilários contrastando com partes dramáticas dignas de arrancar uma lágrima do espectador (é... é... caiu a lágrima ^^'). A questão do Jack buscar sua origem humana pra entender o seu cerne, sua essência, é um caso a parte em questão de narrativa, pois é tocante. O vilão também foi muito bem escolhido pela sua presença aterradora e o visual foda que criaram.

É ou não é um Bicho-Papão digno de nota?!

Um dos pontos fortes é a repaginada dada às figuras conhecidas nossas de longa data. Papai Noel é um guerreiro russo (?) com tatuagens e duas espadas e seu trenó transmite o espirito de batalha do dono (renas de guerra?). A Fada-dos-Dentes é rápida, tagarela, e a ideia de que os dentes de leite das crianças guardam as suas mais importantes lembranças da infância é uma grande sacada do filme. O Coelho da Pascoa é um coelho de 1,80m de altura, lutador de artes marciais e que arremessa bumerangues O_O! Sandman, que no Brasil é (muito pouco) conhecido como João Pestana, é responsável pelos bons sonhos e no longa é representado como um gordinho, baixinho, envolto em sua areia dourada, capaz de moldá-la à sua vontade e que se comunica somente através de gestos e sinais com a areia mágica. E Jack Frost, que por aqui não é nem um pouco conhecido, porque no nosso querido país não neva, é quem possui a origem mais misteriosa e tocante, pois - SPOILER - morreu congelado para salvar sua própria irmã, por isso se tornou um espírito guardião. E o vilão tem sua origem e motivação muito bem definidos, ser acreditado novamente, assim como já foi em uma época em medo dominava os corações humanos.

Fada, Claus, Frost, Coelho, Sand e Breu

Antes que você venha enchendo o saco com comentários idiotas do tipo "Nossa, vendo filminho de criança" fique sabendo que:

1º - O filme gira em torno de uma mitologia riquíssima que está enraizada profundamente em todos nós desde a infância e trata disso de forma magistral.

2º - Dreamworks é sinônimo de qualidade. Eles já provaram isso com Shrek, Madagascar... Fora que um dos envolvidos no projeto não ninguém menos do que Guillermo Del Toro. Se o nome desse carinha não for o suficiente para te levar ao cinema para ver a animação então comece a rever seus conceitos como fã de cinema!

3º - O cinema daqui tem em cartaz A Origens do Guardiões e Amanhecer parte II. quem estava lá pra ver Amanhecer (o que era a grande maioria das pessoas) é muito idiota. Quatro filmes não foram o suficientes pra eles perceberem a merda em que estavam enfiando seu dinheiro??? Entre uma história foda de fantasia e vampiros que brilham não resta duvidas de qual todos com um minimo de cérebro e capacidade de discernimento deveria escolher.

A Origem dos Guardiões é um filme foda que vale cada centavo pago na entrada. Crianças vão adorar e se divertir pra caramba enquanto os jovens e adultos vão ter um belo reencontro com seus grandes heróis da infância.

Talvez eu ainda acredite... Quem sabe XD


2 comentários:

  1. Esse filme parece realmente muito bom, quero muito assisti-lo :)

    Beijos
    http://saindodarealidadel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não canso de assitir amooooooo de paixão

    ResponderExcluir